Novidades

4 dicas para você aprender lidar com o luto

Desenvolvemos 4 dicas para você aprender a lidar com o luto, seja para consigo ou para com o outro ao seu lado.

17 de dezembro

Cada perda possui um sentimento diferente, pois é uma experiência única, sentida de forma individual.

Embora tenhamos consciência sobre o nosso destino final, uma perda sempre gera uma mistura de sentimentos, sejam eles de tristeza, raiva, inconformismo, dúvidas, entre outros, é realmente um momento muito delicado e merece ser deixado sentir.

Pensando nisso, desenvolvemos 4 dicas para você aprender a lidar com o luto, seja para consigo ou para com o outro ao seu lado. Afinal, este é de fato um momento evolutivo na nossa trajetória, pois é preciso aprender a viver sem aquela pessoa ao lado e isso requer estabilidade emocional e um encontro equilibrado dentro de si.

 

Chore com a sua dor

Para muitas pessoas, a etapa do luto costuma ser uma experiência muito dolorosa e que abala verdadeiramente as estruturas. Diante disso, inibir a sua dor ou bloquear os seus sentimentos não lhe trará melhoras. Se você está sentindo a perda, chore com a sua dor, somente assim para tirar o que está afogando o seu peito e aos poucos ir assimilando a realidade.

 

Estimular alguém “sair” do luto é um erro

Se alguém ao seu lado está em luto, não peça ou estimule ela a se recuperar rápido dessa perda, deixe que ela expresse as suas emoções, que chore e viva este momento. Quando pulada essa etapa, problemas com hiperatividade, processos depressivos ou adoecimento podem aparecer, pois ela continuará a sofrer, porém internamente, ocasionando em algo ruim ao seu organismo.

Cada pessoa tem seu tempo para superar a perda, o ideal é procurar ser o mais sensível possível neste momento e acolher o enlutado encorajando-o a expressar seus sentimentos e a encontrar seus recursos emocionais para lidar com a perda.

 

Procure encontrar um sentido na perda

Muito mais que encontrar uma justificativa para a perda, procurar encontrar um sentido para o acontecido pode transformar os seus dias. Você pode desenvolver novos valores, se tornar mais espiritualizado, adquirir novos papeis na sociedade.

Esses novos caminhos não farão com que a pessoa enlutada encontre um significado para a sua perda, mas poderá ajudá-la a dar um novo sentindo a sua existência sem o ente querido.

 

É preciso continuar vivendo

Por mais difícil que seja uma perda, você se sentirá pronto para seguir em frente e continuar vivendo e quando este momento chegar, irá entender que não é possível voltar atrás, pois existem outras coisas que você precisa viver, outras pessoas que precisam de você, outros vínculos para cuidar.

É preciso entender que isso não significa que você irá esquecer a pessoa que perdeu, mas que você viveu ao lado dela e a guardará pelo resto da vida em sua memória e sempre viva dentro de você. A saudade poderá aparecer, haverá momentos de tristeza em menor intensidade, mas você se sentirá mais leve e é um bom sinal, não se culpe.

Lembre-se sempre: a pessoa que se foi iria gostar que você continuasse vivendo e sonhando!

 

Conheça a AssistPrev, instalada na cidade de Caxias do Sul, está pronta para lhe oferecer as melhores condições para um futuro tranquilo.

Entre em contato e fale conosco:

(54) 3223-3992

contato@lformolo.com.br

Rua Marechal Floriano, 630 Caxias do Sul | RS

Voltar